
O Pastor Orcival Pereira Xavier nasceu em 21 de fevereiro de 1956, em Paracatu, Minas Gerais, e é filho de Renaldino Pereira Xavier e de Maria Pereira Xavier da Silva. Converteu-se em 1967, juntamente com seus pais, época em que se mudaram para Brasília e fixaram residência na Vila IAPI. Lá passou a congregar. Posteriormente, essa Vila foi transferida para a nova cidade satélite de Ceilândia. Em 1980. Embora tenha se afastado da Igreja por algum tempo, voltou aos caminhos do Senhor aos 20 anos de idade. Retornando à igreja, passou a congregar na congregação da QNO 7, onde trabalhou como professor e superintendente da Escola Bíblica Dominical, tesoureiro e presidente de mocidade.
Em 1981, assume a direção da congregação da EQNM 08/10, sendo consagrado Presbítero em 1983. Em 1984, deixou a direção dessa congregação e foi residir em Cuiabá-MT. Em setembro de 1985 retorna a Brasília e assume a congregação da "M Norte", onde permanece por um ano e meio.
Em 8 de fevereiro de 1987, assume a congregação da Asa Norte. Em 21 de abril do mesmo ano é consagrado Pastor.
Seu trabalho na congregação da Asa Norte foi marcado pela decisão de cerca de 500 pessoas, mais de 200 irmãos batizados no Espírito Santo, 70 pessoas batizadas nas águas e pela abertura de várias congregações.
Com a renúncia do Pr. Evonir Teixeira da Fonseca, o Pr. Orcival é eleito em 1º de abril de 1989, com apenas 33 anos, Presidente do Ministério. Tomou posse, em Assembleia Geral, no dia 21 de abril do mesmo ano, juntamente com o Vice-Presidente eleito, Pr. João Antonio de Miranda.
Em janeiro de 1990, na Convenção Geral realizada em São Paulo, é nomeado 2º Secretário do Conselho da CGADB para o Centro-Oeste.
É Presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus de Brasília e Goiás – COMADEBG e, atualmente, ocupa o cargo de 1º Secretário do Conselho Administrativo da Casa Publicadora da Assembleia de Deus – CPAD.
Nestes anos de liderança, o Pr. Orcival colaborou em muito para a expansão do Ministério, de cujas realizações, entre outras, destacam-se a posse do lote em Sobradinho, cuja demanda se arrastou por quase trinta anos, aquisição de vários lotes na Samambaia e em vários assentamentos, e o lançamento da pedra fundamental da construção da Congregação da Asa Norte. Fundou a COMADEBG em 21 de outubro de 1992.